Páginas

29 julho 2010

3DS Max - 20 anos (Autodesk 3DS Max 20th Anniversary)



      É com muito orgulho que faço este post, comemorando os 20 anos da existência do 3DS Max. Principalmente pelo fato de fazer parte desta história, quando em 1990 fui trabalhar em uma empresa de um renomado arquiteto de Goiânia, que acabara de voltar dos EUA e trazia junto com ele um dos mais modernos escritórios da cidade. Lá tivemos contato com a primeira versão do 3DS Max, que na época se chamava 3D Studio, e rodava no DOS.


    Em outubro de 1990 a Autodesk lança o 3D Studio, Release 1(3DSr1) um software 3D para PC com preços acessíveis, já que plataformas como Silicon Graphics e Wavefront  eram bastante elevados e outros tantos no mercado como LightWave 3D, Sculpt-Animate 4D, Imagine, Topas, Electric Image, Softimage 3D,  Advanced Visualizer, Alias PowerAnimator, entre outros. Seu ponto forte foi  a integração entre modelagem 3D, renderização e animação. O programa foi lançado a um preço sem precedentes de US$3495

    O programa tinha vários ambientes de trabalho, 2D, 3D, Materiais(texturas), Loft e Animação, e  para alternar entre as telas usávamos as teclas de funçôes (F1,F2...). Bem diferente das interfaces de hoje que usam barras de ferramentas, para usar um comando tinhamos que  ativá-los através do menu lateral (hierárquico)




    
     Uma das telas mais interessantes era a do editor de materiais. Sua interface intimidava os iniciantes, era cheia de botões parecendo um painel  de piloto de avião, mas que com o tempo e prática se acostumavam e acabavam dominando o ambiente. Outro fator interessante destas telas está relacionado ao método de gravação do trabalho, onde cada ambiente tinha sua própria extensão de gravação, ou seja, ao fazer um desenho em 2D podia-se gravar os shapes criados nesta tela, depois a tela de modelagem,  a animação e assim por diante. Para evitar perdas entre os ambientes, o programa permitia salvar tudo em uma só extensão (.prj), o que facilitava nosso trabalho quando precisávamos mudarmos de equipamento.

     Esta imagem criada no 3DSR1 por Tom Hudson (um dos desenvolvedores), é a cidade que foi usada para a arte da caixa do programa 3DSr1, e o projeto dela também vinha com o programa para ser aberto e estudado. Deste projeto surgiu a animação "Corner Stone", um vídeo promocional para lançamento do 3D Studio DOS 1. Ela conta a história simples de um pilar de construção que sonha em sair e ir à praia.Só uma coisa fica em seu caminho - Ele está segurando um edifício de 40 andares. Foi feito em uma semana em um PC-386 de 20Mhz. É bem simples, mas para a época e com este equipamento...
A animação pode ser vista no vídeo abaixo.




Outro vídeo interessante é este abaixo onde Tom mostra  o funcionamento do primeiro protótipo em 1988. Este vídeo mostra o esquema geral do software, sendo a aparência similar à versão final, tendo evoluido de forma significativa entre o protótipo e a versão final.


    Isso realmente é muito nostálgico pra mim, e gostei muito de falar sobre esta comemoração. E tem muito mais, mas não estou neste momento disposto a prolongar. No site da comunidade 3D feito pela Autodesk, o Area, possui uma página comemorativa dos 20 anos do 3DS Max, cheio de fotos e informações adicionais. Além de promover a venda de camisetas e canecas personalizadas da comemoração. 

Eu já comprei a minha!!





Nenhum comentário: