Páginas

29 julho 2010

3DS Max - 20 anos (Autodesk 3DS Max 20th Anniversary)



      É com muito orgulho que faço este post, comemorando os 20 anos da existência do 3DS Max. Principalmente pelo fato de fazer parte desta história, quando em 1990 fui trabalhar em uma empresa de um renomado arquiteto de Goiânia, que acabara de voltar dos EUA e trazia junto com ele um dos mais modernos escritórios da cidade. Lá tivemos contato com a primeira versão do 3DS Max, que na época se chamava 3D Studio, e rodava no DOS.


    Em outubro de 1990 a Autodesk lança o 3D Studio, Release 1(3DSr1) um software 3D para PC com preços acessíveis, já que plataformas como Silicon Graphics e Wavefront  eram bastante elevados e outros tantos no mercado como LightWave 3D, Sculpt-Animate 4D, Imagine, Topas, Electric Image, Softimage 3D,  Advanced Visualizer, Alias PowerAnimator, entre outros. Seu ponto forte foi  a integração entre modelagem 3D, renderização e animação. O programa foi lançado a um preço sem precedentes de US$3495

    O programa tinha vários ambientes de trabalho, 2D, 3D, Materiais(texturas), Loft e Animação, e  para alternar entre as telas usávamos as teclas de funçôes (F1,F2...). Bem diferente das interfaces de hoje que usam barras de ferramentas, para usar um comando tinhamos que  ativá-los através do menu lateral (hierárquico)




    
     Uma das telas mais interessantes era a do editor de materiais. Sua interface intimidava os iniciantes, era cheia de botões parecendo um painel  de piloto de avião, mas que com o tempo e prática se acostumavam e acabavam dominando o ambiente. Outro fator interessante destas telas está relacionado ao método de gravação do trabalho, onde cada ambiente tinha sua própria extensão de gravação, ou seja, ao fazer um desenho em 2D podia-se gravar os shapes criados nesta tela, depois a tela de modelagem,  a animação e assim por diante. Para evitar perdas entre os ambientes, o programa permitia salvar tudo em uma só extensão (.prj), o que facilitava nosso trabalho quando precisávamos mudarmos de equipamento.

     Esta imagem criada no 3DSR1 por Tom Hudson (um dos desenvolvedores), é a cidade que foi usada para a arte da caixa do programa 3DSr1, e o projeto dela também vinha com o programa para ser aberto e estudado. Deste projeto surgiu a animação "Corner Stone", um vídeo promocional para lançamento do 3D Studio DOS 1. Ela conta a história simples de um pilar de construção que sonha em sair e ir à praia.Só uma coisa fica em seu caminho - Ele está segurando um edifício de 40 andares. Foi feito em uma semana em um PC-386 de 20Mhz. É bem simples, mas para a época e com este equipamento...
A animação pode ser vista no vídeo abaixo.




Outro vídeo interessante é este abaixo onde Tom mostra  o funcionamento do primeiro protótipo em 1988. Este vídeo mostra o esquema geral do software, sendo a aparência similar à versão final, tendo evoluido de forma significativa entre o protótipo e a versão final.


    Isso realmente é muito nostálgico pra mim, e gostei muito de falar sobre esta comemoração. E tem muito mais, mas não estou neste momento disposto a prolongar. No site da comunidade 3D feito pela Autodesk, o Area, possui uma página comemorativa dos 20 anos do 3DS Max, cheio de fotos e informações adicionais. Além de promover a venda de camisetas e canecas personalizadas da comemoração. 

Eu já comprei a minha!!





23 julho 2010

Autodesk compra mais uma empresa: Illuminate Labs


A Autodesk anunciou nesta semana(21/07) a aquisição de mais uma empresa na área de computação gráfica, a Illuminate Labs (suiça). O valor da transação não foi revelado. 

A Illuminate Labs desenvolve tecnologia para iluminação em jogos e já possui um  plugin (Turttle) para o Maya. No site da Autodesk Marc Stevens (VP Games) divulga a seguinte nota:
"Saudamos a todos os clientes e parceiros da Illuminate Labs para a Autodesk. O progresso tecnológico é um dos pilares da indústria de jogos. A Autodesk está empenhada em fazer com que nossos clientes gastem menos tempo com o desenvolvimento do trabalho e resolvendo problemas redundantes ,e possam ter mais tempo pra trabalhar o lado criativo do jogo".
No próprio site da Illuminate Labs, já com a estampa da Autodesk, pode-se encontrar vários exemplos realizados com os seus programas , como as imagens abaixo:

Mortal Kombat VS DC Universe

God of War III

Fonte: CGSociety

22 julho 2010

Autodesk Butterfly - Visualize e edite arquivos CAD online


O Butterfly é um serviço da Autodesk que permite você criar, editar e colaborar seus projetos CAD direto na Web, sem a necessidade de ter o programa instalado em seu computador. Basta ter acesso à internet, uma conta(free) no site e pronto, já pode começar a desenhar. Mas não espere todos os recursos de um programa completo como o AutoCAD, pois as ferramentas por enquanto são básicas, mas o suficiente para desenvolver um projeto. As vantagens em usar este tipo de sistema colaborativo on-line:
  • Roda em qualquer sistema operacional (Windows,Linux, Mac...), basta ter acesso a Internet.
  • A possibilidade que oferece para  trabalhar com várias pessoas no mesmo projeto ao mesmo tempo, com recursos de chat.
  • Capacidade de exportar para varias versões e com formatos diferentes

A Autodesk segue a tendência de outros grandes fabricantes em desenvolver sistemas cloud computing, tudo graças ao avanço das tecnologias web.

Abaixo um vídeo demonstrativo da utilização do sistema e o link para o site.


Fonte: http://butterfly.autodesk.com/

21 julho 2010

SIGGRAPH 2010 - Technical Papers Trailer


Está quase chegando a hora(25/07) da maior feira mundial sobre computação gráfica, a SIGGRAPH 2010. E como todos os anos(desde a década de 60) a feira é utilzada para apresentação de trabalhos acadêmicos que bem provavelmente se tornarão ferramentas para os futuros softwares gráficos. Este vídeo é um trailer destes trabalhos que serão apresentados durante a feira, e dentre eles,  gostaria de destacar  o desenvolvimento de um sistema que gera automáticamente o som para fragmentos de corpos rígidos (Rigid-Body Fracture Sound). Já não é novidade você simular um prato se espatifar no chão e quebrar em várias partes, mas o próprio programa gerar os efeitos do som das partes que se quebraram, isso é uma novidade e tanto. Abaixo o vídeo deste Technical Paper e o site dos seus desenvolvedores.



13 julho 2010

Scanner portátil - Pandigital


A Pandigital lança seu novo scanner portátil: Pandigital Personal Photo Scanner/Converter. Com ele você poderá escanear qualquer foto com dimensões ate 21x28cm. O aparelho funciona de forma rápida e simples, basta colocar a foto que o scanner digitaliza e armazena em seu cartão de memória, nos formatos mais diversos:  SD, MS, MS Pro, MMS e cartões XD. Os arquivos são salvos em JPG até 600dpi com resolução de 3800x7200. O aparelho pode também ser conectado ao seu PC/Mac via entrada USB. O preço nos EUA é de U$150,00.


Fonte: Pandigital

05 julho 2010

Tachaaan - Animação 3D


Em um circo, o homem bala e o elefante não se dão muito bem, e ficam o tempo todo tentando detonar um ao outro. A história e as situações são meio clichê, mas a música é perfeitamente combinada com a ação e as expressões faciais, que são bem convincentes. O curta  é dirigido por Carlos del Olmo, por Rafael Cano e por Miguel Ángel Bellot e produzida por Nicolás Matji.

TACHAAAN! from Rafikisland on Vimeo.

Fonte: http://www.tachaaan.com/