Páginas

26 março 2008

AutoCAD 2009 - Novidades


Então como sempre, a AutoDesk lança seus pacotes de atualizações e lançamentos das versões de seus principais softwares. Entre eles o AutoCAD 2009, que assim como a Microsoft fez com o seu Office 2007, a Autodesk também baseia a interface do novo AutoCAD em abas (Ribbon), o que pode se tornar um pouco chato para os "Dinossauros" do AutoCAD, acostumados a uma interface que quase nada mudou em suas últimas versões. Mas nada do que uma semana de uso para resolver este dilema, afinal as vantagens são muitas:
Ribbons (ou Abas):
Como já dito, uma idéia copiada da Microsoft. Você deve estar olhando a imagem abaixo e se perguntando: onde está o menu de barras??? Calma, já você entende...




Menu Browser:
Aí está ele, o menu de barras (ou menu browser se quiser). Está vendo a letra A de vermelho? É só clicar e pronto! Mas se não gostar, pode configurar para ser como antigamente.





Quick Properties:
É uma versão econômica ou mini da palleta properties. Aparece automáticamente quando objeto está em GRIP, e pode ser customizada.




Quick View Drawings e Quick View Layouts:
Agora pode-se obter uma rápida visualização do arquivo ou layout sem precisar abrí-lo.

ToolTips:
Agora temo um help ambulante, basta apontar o comando e ele apresenta o que o comando faz e demonstra exemplos da sua utilização.



Action Recorder:
Como em vários programas, o AutoCAD agora conta com uma ferramenta que permite a geração de macros, ou seja, sequencia de comandos previamente gravados e que podem ser repetidos.


Status Bar:
Na barra de status os comandos de assistência (osnap, polar, ortho...) agora são apresentados em forma de ícones.



A dinamite sumiu?
Calma, também fiquei encucado quando disseram que o comando Explode não existe mais. Mas na verdade ele só mudou de ícone, a antiga dinamite foi trocada po planos sendo separados.



Formato DWFx:
Como no office 2007, este formato é baseado em XML e segundo a Autodesk será possível visualizar e imprimir usando o Internet Explorer 7.0.


Enfim, as mudanças são mais em relação à interface gráfica e é bom lembrar que o formato DWG continua sendo a do 2007

O vídeo abaixo mostra um pouco das mudanças que citei neste post, e algumas mais...





Fonte: AUGI

Nenhum comentário: