Páginas

22 julho 2011

Tutorial AutoCAD - Criando janelas com MultiLine

Umas das formas mais rápidas de desenhar as janelas em uma planta baixa de arquitetura, é utilizando 4 linhas que representam as esquadrias e o vidro da janela, como na figura abaixo:




Não que seja um atividade complexa criar 4 linhas em um projeto de arquitetura, mas podemos ganhar mais produtividade pedindo ao AutoCAD para criar as 4 linhas de uma vez.
O comando que permite este ganho de velocidade  é o MultiLine, que como o próprio nome diz, cria múltiplas linhas (paralelas) ao mesmo tempo.


Ele pode ser encontrado em quase todas as versões do AutoCAD. Nas versões mais recentes (2010 em diante), ele não é localizado na Ribbon Draw, mas pode ser encontrado no menu de barras Draw, desde que este esteja habilitado. Ou usar a tecla de atalho ML(enter) no Command do programa.


Supondo uma parede de 15cm, teremos então as seguintes medidas:




Desta forma o vidro ficará com uma espessura de 2cm
Se imaginarmos agora um eixo entre as linhas, e que este eixo seja a origem das linhas (valor=0), teremos então as seguintes medidas:




Como a linha zero é a origem, as linhas à sua esquerda devem ter valores negativos, e os da direita valores positivos. É bom lembrar também que a unidade de medida deste projeto é em metros, ficando então assim as medidas: 


7.5cm = 0.075
1cm = 0.01
-1cm = -0.01
-7.5cm = -0.075


Tendo estes valores definidos, é hora então de criar um no estilo de MultiLine, pois o estilo padrão (Standard) do AutoCAD possui apenas 2 linhas perfazendo um total de 1m entre elas.


Para criar o estilo de MultiLine da nossa janela, acione o menu Format, e depois clique em Multiline Style. (conforme figura abaixo). ou digite o comando: MLStyle






Deverá aparecer uma janela como a figura abaixo:




Nesta janela podemos notar a existência do modelo "Standard" (padrão) do AutoCAd.
O ideal não é modificar o modelo Standard, e sim criarmos o nosso próprio modelo. Para isso clique no botão New e vamos nomear este estilo com o nome "Janela". 
Obs.: O nome da Mline não pode haver espaço em branco.






Então teremos uma janela como esta:






Perceba que na tabela "Elements" já existem duas linhas com offset de 0.50 e -0.50, fazendo um total de 1m entre elas. Estes elementos já aparecem pelo motivo do AutoCAD ter usado o modelo Standard para criar o nosso modelo com o nome de Janela. Repare que quando criamos o novo estilo, apareceu na janela a opção Start With:






Então já temos dois elementos (duas linhas) na nossa nova Mline, porém as medidas de deslocamentos (offset) não são as desejadas, e temos também que adicionar (ADD) mais dois elementos(linhas) que irão representar o vidro.


Primeiro vamos mudar as distâncias dos já existentes. Clique na primeira linha da tabela, e depois altere o valor da caixa Offset para 0.075. Faça o mesmo com a linha abaixo, mas com o valor negativo: -0.075 - então teremos as linhas de 15cm da esquadrias (veja a figura abaixo)





Agora vamos adicionar as 2 linhas do vidro.
Clique no botão Add para adicionar uma linha na tabela, e veja que este novo elemento(linha) possui um deslocamento (offset)  = 0. Altere para 0.01 (1cm)
Adicione outra linha e coloque seu offset para -0.01 
Então teremos uma janela como abaixo:




Nem todas linhas (elements) aparecem na janela, mas perceba que existe a barra de rolagem ao lado, caso queira verificar.
Clique em OK, e teremos o seguinte resultado:




Repare em Preview of:JANELA que o modelo está exatamente como a janela exemplo do nosso projeto.
Para finalizar, é muito importante não esquecer de colocar este estilo como o corrente, selecionando o modelo janela, e depois clicando no botão Set Current
Clique em OK para fechar.






Agora que já existe a MultiLine, basta utilizá-la no projeto onde os vãos das paredes já se econtram definidos.
Digite ML(enter), e depois clique no ponto da parede onde irá começar a janela, e depois no ponto onde deverá terminar e Enter para soltar a MLine.


Veja o exemplo do procedimento abaixo:




Uma observação importante:
Se você iniciou o projeto com o Template ACADISO.DWT, provavelmente terá que alterar a escala da MultiLine para 1, pois o padrão deste modelo é  valor igual a 20.
Para checar e alterar este parâmetro, siga os passos abaixo:


1. Digite ML e depois tecle Enter
2. Verifique a escala atual da MultiLine no Command.


3. Caso o valor de Scale não seja igual a 1, digite S e depois tecle Enter
4. Insira o novo valor e depois tecle Enter novamente
5. Agora basta continuar clicando onde a janela deverá começar. Repare na figura anterior, a opção Justification=Top, indicando que a Mline será criada pelo seu ponto superior.


Então assim, finalizo o tutorial para a construção de janelas com a MultiLine. 
Espero que seja útil, e caso tenha gostado, repasse o link para compartilhar o conhecimento.
Qualquer comentário (positivo/negativo) fiquem à vontade!


Robson Azevedo.

20 julho 2011

SIGGRAPH 2011


Mês que vem, mais precisamente entre os dias 7 e 11 de agosto deste ano(2011), acontecerá a principal exposição e conferência do mundo sobre computação gráfica e técnicas interativas, a SIGGRAPH 2011. Que pela primeira vez em sua história, será realizada fora dos Estados Unidos, em Vancouver, uma das cidades mais belas e cosmopolitas do mundo. É neste grande evento que são lançadas as mais novas tecnologias sobre o assunto, envolvendo fabricantes nas mais variadas áreas da computação gráfica. O vídeo abaixo é uma prévia do festival de animação gráfica por computador que acontece durante o evento.





Fonte: Site oficial da SIGGRAPH 2011 (eng)

12 julho 2011

The Archiver - Animação 3D

Eu não vou negar que sou um fissurado em animações de ficção como esta, onde a imaginação não tem limite. Esta animação (muito bem feita) foi produzida pelos alunos da escola francesa de efeitos especiais e animação 3D - Artfx. A escola é um provedor de ensino superior e centro de treinamento para computação gráfica 3D, animação 3D e efeitos especiais digitais. Localizado em Montpellier (sul da França) a escola foi criada por profissionais do cinema, animação, vídeo games e indústrias de efeitos visuais.
Abaixo outro vídeo com o making of da animação.






Fonte: Artfx.fr