Paolo Giordano Robuffo e seus colegas do Instituto Max Planck para Cibernética Biológica - em Tübingen (alemanha), desenvolvem um simulador que possa dar uma imersão bem realista de um piloto de carro de corrida. Eles colocaram um braço de robô para manipular um assento dotado de uma tela panorâmica, com volante e pedais. O vídeo demonstrando seu funcionamento é bem interessante. Só não mostra o que acontece se houver um capotamento... :)
Pesquisando na rede, encontramos várias aplicações de uso com o braço de robô. No site da
Heli Trainer, empresa especializada em treinamento de pilotos de helicóptero, existe um projeto(em parceria com o mesmo instituto citado acima) para um simulador que possibilita um realismo surpreendente.
Um dos maiores desafios técnicos deste projecto é simular o movimento de sistemas complexos reais no menor dos espaços para dar a sensação de que os pilotos estão em um avião de verdade. Com o instrutor Heli, um aprendiz de piloto requer menos tempo para desenvolver uma sensação de movimento, entende as consequências de suas ações de controle de vôo melhor e aprende manobras em um ambiente seguro, com uma acentuada curva de aprendizagem.
Já pensando em diversão, que tal um desafio nas alturas? É o que pensam alguns engenheiros na aplicação dos braços robóticos para o entretenimento:
Abaixo um vídeo do "brinquedo" em um Shopping do oriente médio:
Quem sabe algo mais radical:
Fonte:
POPSCI ,
RoboCoaster