Escanear um livro manualmente, página por página, é uma tarefa árdua. Só quem passou por isso é que entende, e é bem provável que o pessoal do Google saiba do que estou falando, e também teve algumas ideias de como acelerar o processo.
Pessoal do Google, conheça Masatoshi Ishikawa, um professor na universidade de Tokyo. Ele e seus colegas Takashi Nakashima e Yoshihiro Watanabe, desenvolveram um sistema capaz de fazer a varredura de um livro rapidamente, apenas mostrando suas páginas na frente de uma câmera de alta velocidade, digitalizando um livro de 200 páginas em um minuto, e esperam fazer isso mais rápido.
A câmera trabalha com 500 frames por segundo, com uma definição de 1280 por 1024 pixels. Ao realizar o scanner das páginas, obten-se uma varredura encurvada e distorcida, mas os investigadores encontraram uma maneira de reparar isso. O teste padrão do laser permite que o sistema obtenha a deformação tridimensional de uma página, usando métodos estereofónicos ativos. Pra resolver isso, criaram um software que constrói um modelo 3D da página e o reconstrói em uma forma regular, lisa.
O sistema ainda é apenas um protótipo, mas no futuro, esperam simplificar e miniaturizar para a integração com dispositivos portáteis como um smartphone. Quem sabe um dia poderemos colocar o livro na frente do nosso smartphone e obter uma versão digitalizada em segundos.
Fonte:
Masatoshi Ishikawa